O QUE É CONSULTORIA E COMO POSSO GANHAR DINHEIRO SENDO CONSULTOR?

  • O QUE É CONSULTORIA E COMO POSSO GANHAR DINHEIRO SENDO CONSULTOR?

    Como funciona uma consultoria?

    Consultoria da dinheiro?

    Vale a pena ser um consultor?

    Essa é uma das perguntas mais comuns que ouvimos quando conversamos com pessoas que estão avaliando possibilidades para uma possível transição de carreira.

    Tudo o que você precisa saber para ser um consultor, você encontra aqui.

    Mas, falando sobre consultoria, para começar a responder a essas perguntas gostaria de trazer algumas definições importantes:

    O que é Consultoria?

    O que é Consultoria?

     

    Essa pergunta pode parecer que tem uma resposta óbvia, mas nem sempre ela é tão óbvia assim.

    Costumamos dizer que existem dois tipos de consultoria.

    Uma na qual o consultor é um especialista em um tema ou segmento específico, que possui profundo conhecimento dentro de um segmento específico como por exemplo um profissional que seja especializado na indústria de energia.

    O outro tipo de consultoria que existe é aquela na qual o consultor não tem uma especialização em um segmento ou nicho específico.

    Esse consultor atua mais em uma área de atuação específica como por exemplo um profissional especializado em RH, Marketing ou Finanças.

    E eles atuam para apoiar empresas nessas esferas, onde muitas vezes eles não contam com esse tipo de conhecimento dentro de casa.

    A grande diferença entre os dois modelos é que no primeiro, normalmente, o consultor é contratado por ter conhecimentos detalhados da indústria de especialização.

    Enquanto o segundo tipo é aquela consultoria onde o consultor irá trabalhar a quatro mãos, ele aportando conhecimentos específicos do seu campo de especialização e o cliente aporta seu conhecimento da sua indústria de atuação.

    Não existe tipo melhor ou pior entre os dois.

    Eles apenas são diferentes.

    Seja qual for o tipo de consultoria ambas têm um modelo de atuação similar.

    Você consultor tem que ser reconhecido pelos seus clientes como alguém que seja capaz de ter conhecimentos e/ou experiências que auxiliem ao cliente a evoluir e atingir seus objetivos.

    Como ganhar dinheiro com Consultoria?

    Como ganhar dinheiro com Consultoria?

     

    Se você quer ter um motivo para entender se vale a pena ser um consultor, neste artigo explicamos 4 ótimos motivos.

    Um dos detalhes que sempre comento com as pessoas é que o grande “segredo” de um consultor de sucesso é estar sempre pelo menos um passo à frente do seu cliente.

    Conceitualmente isso é bem simples, mas do ponto de vista prático pode ser bem desafiador.

    Afinal, quando ajudamos ao nosso cliente a evoluir temos que necessariamente evoluir também, caso contrário deixaremos de estar sempre um passo à frente do nosso cliente.

    Portanto uma das chaves do e sucesso é estarmos sempre aprendendo e nos desenvolvendo.

    Assim, garantimos estar sempre a frente de um problema que o cliente possa ter ou precisar resolver.

    Outra forma de pensar como é possível ganhar dinheiro dando Consultoria, é que temos que entender como funciona uma consultoria e quais as atividades que normalmente exercemos quando estamos no papel de consultor.

    E isso é muito importante!

    Você deve criar ótimas ferramentas para a sua Consultoria

    Você deve criar ótimas ferramentas de Consultoria

     

    Normalmente nossos clientes nos contratam para resolver problemas específicos.

    Eles esperam que temos conhecimento, experiência e ferramentas para acelerarmos a resoluções das questões e necessidades foco do projeto.

    Isso significa que, nós, como consultores independentes, temos que ser capazes de mostrar nossas competências em produtos ou serviços que possam ser absorvidos e implementados em nossos clientes.

    Para isso, temos que criar métodos ou aprender ferramentas que agilizem e facilitem a vida dos nossos clientes, para que eles possam ver o seu trabalho funcionando.

    Por exemplo, se você é um consultor da área financeira, ter planilhas “montadas” para gestão de fluxo de caixa e estoques, por exemplo, pode ajudar muito, se a sua consultoria está voltada para ajudar as pessoas a organizarem seus armários de roupas e mantimentos.

    Também faria sentido você adotar práticas/ hábitos de organização e caixas divididas por cores e tamanhos para cada tipo de “coisa” que será acondicionada.

    Essas podem ser algumas das ferramentas poderosas que são comuns para nós, mas que são novidade ao nosso cliente.

    Isso é estar um passo a frente do seu cliente.

    Enfim, tentei dar dois exemplos bem distantes um do outro para que você possa compreender a lógica do que estamos dizendo.

    Portanto de acordo com a área de consultoria escolhida para atuação, recomendamos que você pare e pense nos problemas que você poderá resolver dos seus clientes e a partir daí crie suas metodologias e ferramentas a serem aplicadas em cada caso.

    Se você além disso conseguir desenvolver elos de confiança com seus clientes, transformando-se em um “conselheiro de confiança”, você certamente poderá desenvolver um papel chave na “vida” do seu cliente e por consequência será bem remunerado por isso.


0 comentário

Deixe uma resposta