O QUE DEVEMOS FAZER QUANDO ACHAM QUE ESTAMOS VELHOS PARA O MERCADO?

  • O QUE DEVEMOS FAZER QUANDO ACHAM QUE ESTAMOS VELHOS PARA O MERCADO?

    O que fazer quando acham que estamos Velhos para o Mercado?

    Essa sem dúvida é uma pergunta que atormenta a grande maioria dos profissionais acima dos 35 anos.

    Até porque, o mercado está dispensando as pessoas cada vez mais rápido.

    Você já tem ideia do que vai fazer quando o mercado achar que você está muito velho para ser um funcionário ou um executivo, mas por outro lado você ainda não achar isso?

    Se você chegou na fase em que o mercado acha que estamos ficando velhos, eu tenho duas notícias para você, uma ruim e uma boa

    Começando pela ruim.

    A chance de você viver uma transição de ruptura é bastante grande.

    Esse tipo de transição normalmente é mais “dolorida”.

    Mas, pode ser que você consiga fazer uma transição mais suave.

    Já a boa notícia é que nunca é tarde para começar.

    A história do Google

    Se isso fosse uma verdade absoluta o Google não seria o Google, afinal quando surgiu a Google vários outros mecanismos de buscas já existiam e estavam muito bem posicionados no mercado, entre eles poderia citar:

    • Yahoo
    • AltaVista,
    • Lycos,
    • Excite,
    • No Brasil, o Cadê
    • entre outros tantos.

    Mas mesmo assim o Google foi fundado e virou até verbo, de tão para trás que deixou os outros, muitos deles, inclusive já não existem mais!

    Se podemos aprender alguma coisa com esta história é que nunca é tarde para começar.

    Por outro lado, se vamos começar mais tarde, temos que tirar vantagens de começarmos depois.

    Utilize a fórmula mágica para qualquer projeto

     

    Velhos para o Mercado

     

    Uma das coisas a se fazer é analisar quem são os players atuais no mercado, quais as suas deficiências, quais as demandas dos clientes que não são atendidas adequadamente.

    Depois disso, procurar onde estão as oportunidades que aqueles que estão vivendo a roda viva do mercado tem dificuldade de identificar ou executar.

    Afinal, eles têm que manter a “máquina” funcionando.

    Mas, e depois disso o que eu faço?

    Uma vez feito isso, devemos pensar qual a estratégia a ser construída para atender a estas demandas do mercado de tal forma que possamos criar algum diferencial competitivo e levar os clientes a optarem por migrar do produto/serviço “A” para o “meu”.

    Após isto vem a fase chave de todo este processo, a tão famigerada execução, onde normalmente as coisas se perdem.

    Executar o planejado é a receita de sucesso de 10 em 10 organizações.

    Claro que ajustes no planejamento podem e devem ser feitos à medida que se inicia a execução e identificam-se novas situações de mercado, realidade ou reais necessidades dos clientes.

    Mas, não devemos sair da linha mestra planejada.

    Afinal se sairmos “atirando” para todos os lados, até podemos conseguir matar alguns passarinhos (quando matamos).

    Mas a pergunta  que fica é, a que custo isso vale a pena?

    Uma ótima opção

     

    Velhos para o Mercado - Uma ótima opção

     

    A opção de ser consultor é bem interessante, afinal ela demanda um investimento bastante baixo.

    Uma vez que não precisamos de escritório, custo fixo, grande capital empatado, etc., etc., etc..

    Precisamos no final das contas apenas de tempo.

    Além de identificar necessidades de mercado, entender como as competências que temos podem ajudar o mercado, investir muito esforço em desenvolver metodologias, ferramentas aplicáveis, esforço de vendas e muito relacionamento e persistência.

    Portanto se você já está vivenciando a situação em que o mercado está achando que já está um pouco “velho”, não perca mais tempo siga a dica 3 abaixo!

    Dica 3

    Velhos para o Mercado - Dica 3

     

    • 1# Analise o mercado e as alternativas e necessidade não atendidas pela concorrência;
    • 2# Planeje uma estratégia para suprir as necessidades não atendidas que gerarão valor ao seu cliente;
    • 3# Execute o planejado, sem perder de vista eventuais ajustes no planejamento para adequar a nova realidade ou situações de mercado.

    O que fazer quando o mercado acha que estamos ficando velhos?

    Talvez seja uma hora boa para pensar em ser um Consultor e ganhar dinheiro com o seu conhecimento e experiência.


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