Consultoria Empresarial: Saiba tudo em apenas 10 Perguntas

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Consultoria Empresarial gera muitas dúvidas tanto para quem contrata, quanto para quem quer ser um Consultor.

A principal dúvida é o que é e como ela funciona.

Claro que no meio destas duas perguntas existem mais um monte de outras.

Portanto, vamos listar as 10 perguntas mais comuns sobre o tema:

Clique no tema para ir direto a pergunta que você deseja que seja respondida.

 

 

1 – O que é uma consultoria empresarial?

 

O que é uma consultoria empresarial

 

Para começar a responder essa pergunta temos que compreender um pouco melhor o que as empresas estão passando nos dias atuais.

Com mercados cada vez mais competitivos e em um ritmo de mudança cada vez mais rápido, a concorrência evoluí em uma velocidade alucinante.

Do dia para a noite surge um novo concorrente para as empresas.

Isso tem feito com que as empresas já estabelecidas no mercado tenham que desenvolver habilidades, competências, novas soluções, produtos e serviços para atender ao mercado cada vez mais exigente e competitivo.

Além disso, esse mesmo mercado está, na maioria dos casos, praticando preços cada vez mais baixos e com margens muito mais apertadas.

Assim, as pressões para buscar-se reduções de custos estão cada vez mais fortes.

Com esse panorama, a cada dia que passa mais empresas estão buscando contratar consultorias empresariais para ajuda-las a superar esses desafios.

Afinal as empresas perceberam, que em muitos casos, elas não tem as competências necessárias para dar respostas ao mercado.

E, ao mesmo tempo, não tem a necessidade de um colaborador dedicado em tempo integral para desenvolver essas soluções.

Além disso, ela simplesmente precisa reduzir custos fixos, cortando despesas, que invariavelmente passa por redução dos custos com pessoas.

Assim, as empresas cada vez mais contratam consultores, que irão realizar projetos pontuais para agregar valor e competências que as ajudem a superar esses desafios.

Portanto uma empresa de consultoria empresarial é uma empresa que irá entregar conhecimentos, metodologias, produtos ou serviços que irão ajudar as suas empresas clientes a mudarem seu patamar de competitividade e capacidade de gerar valor para o mercado.

 

2 – Como uma consultoria funciona?

 

Como uma consultoria funciona?

 

Uma empresa de consultoria independente é uma empresa muito enxuta.

Muitas vezes são formadas de apenas um único profissional, na maioria das vezes, sem um escritório físico, portanto com custos muito baixos.

A grande maioria dos consultores, quando não estão em seus clientes entregando seus projetos, estão trabalhando em suas casas, cafés, espaços de coworking ou estão fazendo relacionamento e contatos comerciais para vender projetos.

Isso significa que você com seus conhecimentos e com as suas experiências ao longo da sua vida pode se tornar um consultor empresarial.

E com um investimento inicial muito baixo ou até mesmo sem nenhum investimento inicial.

Basta ter um computador, um telefone e pronto você já tem todas as ferramentas básicas necessárias para abrir sua própria empresa de consultoria.

E você pode também seguir esses passos para te ajudar.

É recomendável ter um site que apresente seus serviços e experiências.

Mas muitas das pessoas começaram sem nada disso, de forma informal, com um primeiro cliente.

Em muitos casos, já eram conhecidos e contrataram o consultor sem ele ter uma empresa aberta e no decorrer do projeto inicial, o consultor resolve os trâmites legais para a abertura de uma empresa.

Portanto o funcionamento de uma empresa de consultoria empresarial funciona de uma forma bastante simples.

Em um primeiro momento você vende um projeto de consultoria baseado na sua habilidade.

A partir daí, você tem que entregar esse projeto da melhor forma possível, gerando valor percebido pelo seu cliente.

Em muitos casos no transcorrer da entrega do projeto novas oportunidades são identificadas e desenvolvidas neste mesmo cliente.

Contudo é fundamental desenvolver ações de relacionamento e prospecção junto ao mercado.

Você pode fazer networking para ajudar nesse processo.

Afinal não podemos correr o risco de terminar o projeto e não ter nada em perspectiva.

Esse erro eu já cometi no início da minha empresa de consultoria e me custou muito caro.

 

3 – Como montar ou implantar uma consultoria?

 

Como montar ou implantar uma consultoria?

 

Para montar uma empresa de consultoria empresarial, além dos aspectos burocráticos, legais e tecnológicos listados acima, existem outras coisas importantíssimas para que você tenha sucesso.

Para entregar os projetos, muitas vezes, suas competências e habilidades não são suficientes.

É necessário transformar seus conhecimentos e experiência em metodologias, ferramentas e soluções “entregáveis” que farão com que seu cliente perceba valor no seu serviço.

E é muito importante que seu cliente fique com algo que seja “tangível” quando o projeto terminar (Relatório, Planilha, Site e etc).

Desta forma, desenvolver metodologias para que sejam aplicadas no cliente e ferramentas para implementá-las é chave neste processo.

Vamos explorar um pouco mais o que significa “desenvolver uma metodologia”.

Vamos supor que você irá entregar uma consultoria comercial e seu cliente está precisando analisar a sua estrutura comercial hoje.

Como você poderia fazer a revisão da estrutura comercial desse cliente?

Por exemplo:

  • 1) Diagnóstico da situação atual da estrutura comercial (Como ela funciona hoje);
  • 2) Definição das principais necessidades comerciais da empresa (O que ela precisa para melhorar?)
  • 3) Análise dos canais e/ou equipes atuais (Por qual canal a empresa vende mais e quem são os melhores vendedores)
  • 4) Desenho da nova estrutura comercial (Como será a nova estrutura comercial)
  • 5) Desenvolvimento do plano de transição para o novo modelo (Como vamos mudar do modelo antigo para o novo)
  • 6) Desenvolvimento de ferramentas para gestão da área comercial (Quais ferramentas vamos usar após o processo de mudança)

Neste exemplo acima você pode encontrar uma metodologia de abordagem para uma reestruturação de uma área comercial.

A partir daí, toda vez que você tenha um projeto de reestruturação de áreas comerciais, você poderá iniciar o projeto a partir desta metodologia, que poderá ser ajustada para cada caso.

Quando falamos em ferramentas, por exemplo, você poderá desenvolver um questionário para levantar a situação atual (diagnóstico) do seu cliente no que diz respeito a gestão comercial.

Esse questionário poderá inclusive ser aplicado de forma eletrônica utilizando ferramentas gratuitas disponíveis no mercado (https://www.google.com/intl/pt-BR/forms/about/ ou https://pt.surveymonkey.com).

Assim sempre que você tiver que fazer um diagnóstico, poderá aplicar esse questionário.

Esse questionário se tornará o ponto de partida da sua metodologia.

E ele poderá ser ajustado de acordo a necessidade de cada cliente.

Será uma ferramenta aplicável em vários projetos, gerando economia de tempo e esforço para a entrega do projeto.

Da mesma forma que exemplifiquei uma ferramenta que pode ser desenvolvida e utilizada em vários projetos para a realização de diagnósticos, você poderá e deverá desenvolver outras ferramentas a serem utilizadas nas suas metodologias.

 

4 – Qual a importância da consultoria empresarial?

 

Qual a importância da consultoria empresarial?

 

Atualmente a consultoria independente vem ganhando importância para as empresas.

Afinal como já falamos acima, as empresas estão cada vez mais precisando desenvolver novas competências e soluções para manter sua competitividade.

Porém, devem fazer isso sem aumentar seus custos e ao mesmo tempo ganhando experiência e conhecimento.

 

GANHO DE CONHECIMENTO
+
GANHO DE EXPERIÊNCIA
+
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ESPECÍFICOS
+
SEM AUMENTO DE CUSTO FIXO
=
CONSULTORIA EMPRESARIAL

 

O resultado desta complexa equação é igual a consultoria empresarial!

Essa tendência descrita acima tende a crescer cada vez mais.

Desta forma, a consultoria se tornará cada vez mais uma ferramenta estratégica para as organizações.

É muito importante dizer que existem uma infinidade de tipos de consultoria que podem ser prestadas para as empresas.

Basta apenas entender onde estão os principais problemas que elas precisam resolver (Vender mais, gastar menos, contratar melhor, se divulgar, etc).

E ao mesmo tempo cruzar com as suas habilidades, conhecimentos e experiências.

 

5 – O que eu preciso para montar uma empresa de consultoria empresarial?

 

O que eu preciso para montar uma empresa de consultoria empresarial?

 

Além de ter suas metodologias e ferramentas desenvolvidas para garantir entrega dos projetos, como já falamos anteriormente.

Você terá que ter uma empresa aberta junto aos órgãos reguladores da sua cidade e estado. (Pode ser uma MEI ou uma empresa LTDA)

E, claro, ter clientes.

Conquistar o primeiro cliente, normalmente, é o ponto mais complexo e ao mesmo tempo fundamental.

Afinal de nada adianta ter uma empresa aberta, suas respectivas metodologias e ferramentas e não ter clientes.

Portanto o primeiro passo que você tem que dar é desenvolver uma proposta de valor.

Mas, o que é uma proposta de Valor?

É compreender as necessidades e problemas dos seus potenciais clientes e oferecer soluções para ele.

Depois que você tiver essa proposta de valor ajustada, você tem que desenvolver relacionamentos com potenciais clientes.

Nunca se esquecendo de fazer Networking.

A partir daí, buscar vender seu primeiro projeto e entregá-lo com excelência para ter uma primeira referência no mercado.

Referências e indicações são fundamentais nos processos de vendas de novos projetos, por isso que conquistar esse primeiro cliente é estratégico.

Uma boa parte dos iniciantes no mundo da consultoria empresarial tem seu primeiro cliente fruto de alguma indicação de algum conhecido.

Ou até mesmo fruto de relacionamentos já existentes com empresas com quem você já teve contatos profissionais no passado.

Esses contatos também podem ser um fornecedor, um cliente ou até mesmo um parceiro de negócios.

 

6 – Por que contratam uma consultoria empresarial?

 

Por que contratam uma consultoria empresarial?

 

Como já comentamos anteriormente, as empresas estão precisando melhorar sua competitividade, sem aumentar custos, ou até muitas vezes reduzindo os custos atuais.

Para que seu futuro cliente venha a te contratar, você tem que demonstrar e convencer seu cliente que o benefício que você irá dar a ele o ajudará a superar os problemas, dificuldades ou evoluções que ele tanto necessita.

Desta forma é fundamental que você de fato consiga compreender a realidade do seu cliente,

Identificar quais são as suas necessidades mais relevantes para a partir daí construir sua proposta de valor.

A partir desta proposta de valor, você terá mais chances de criar uma proposta aos seus potenciais clientes.

Assim, você terá como mostrar como irá ajuda-los a resolver essas questões que a empresa esteja buscando resolver.

Portanto o consultor empresarial é um “resolvedor” de problemas que as empresas não conseguem ou tem dificuldades para resolver.

Ou seja, uma empresa contrata uma consultoria quando precisa de uma solução que ela não tem desenvolvido em casa.

Assim, ela contrata um consultor para implementar determinada solução ou que tenha uma visão isenta e imparcial sobre determinada situação.

7 – Principais vantagens/benefícios da consultoria empresarial

 

Principais vantagens/benefícios da consultoria empresarial

 

As principais vantagens que seus clientes terão ao contratar uma empresa de consultoria empresarial estão relacionadas ao ganho rápido de conhecimentos, ferramentas e evoluções.

E conseguirá isso tudo de forma eficiente, com baixo custo e menor tempo de aprendizado.

Imagine a seguinte situação, uma empresa quer reestruturar a área comercial.

A empresa resolve contratar um funcionário que tenha essa capacidade de promover essa reestruturação.

Lembrando que em muitos casos seria uma pessoa altamente qualificada, portanto com um valor de remuneração elevado.

As questão é o que a empresa iria fazer com essa pessoa quando ela terminasse de promover essa reestruturação?

  • Ela iria permanecer na empresa?
  • Teria uma função para ela?

Claro que se essa pessoa contratada pudesse assumir a gestão da área comercial, em substituição do atual gestor, isso poderia fazer sentido.

Mas em muitos casos a empresa não quer substituir o gestor atual.

Apenas necessitam desta revisão da área e da forma de trabalho.

Neste caso, se ela contratasse esse profissional, ela estaria com um problema nas mãos.

Afinal contratou um colaborador bem qualificado e após o término desta reestruturação não teria o que fazer com ele.

Nesta situação, contratar uma consultoria faz muito mais sentido do que contratar um colaborador novo que depois irá representar um problema no futuro.

Você pode estar pensando que uma alternativa seria contratar um colaborador menos experiente, portanto mais barato, para promover essa reestruturação, aí surgem dois possíveis problemas:

  • 1) O prazo que esse novo colaborador iria necessitar para promover as mudanças, já que não é tão experiente.
  • 2) A qualidade do projeto, e por consequência, dos resultados que serão obtidos a partir dele.

Neste segundo caso também faz todo o sentido a contratação de uma consultoria.

Esse exemplo que eu dei, para uma consultoria comercial, se aplica a qualquer tipo de serviço de consultoria.

Seja ela consultoria organizacional, consultoria administrativa, consultoria de recursos humanos, consultoria financeira, etc..

 

8 – Como é a execução da consultoria empresarial durante o tempo?

 

Como é a execução da consultoria empresarial durante o tempo?

 

Costumo dizer que existem dois tipos de consultorias: a primeira delas é a consultoria de especialista em um setor, segmento da economia ou indústria.

Neste caso, a empresa espera que essa consultor tenha um profundo conhecimento específico daquele segmento.

Por exemplo, um consultor que tem experiência no setor de montadoras de carros, em calçados, e-commerces e etc.

O outro tipo de consultoria é aquele em que o consultor  um especialista em um tema específico.

Por exemplo, Consultor em Recursos Humanos, em TI e etc.

Neste caso, normalmente o consultor não é um especialista no segmento de atuação do cliente, e conta com o conhecimento do segmento por parte do cliente, construindo assim uma consultoria que chamamos de consultoria “ a 4 mãos”.

Independentemente de qual tipo de consultoria que você irá oferecer ao seu cliente, ele sempre espera receber algum “entregável” ao final do projeto.

Seja um relatório, uma planilha, um modelo de algo e etc.

Para que tenhamos a segurança que o cliente irá reconhecer o valor do que foi entregue ao final do projeto, é fundamental, antes do projeto iniciar-se, ajustar com o cliente o que chamamos de “contrato de resultados”.

Este “contrato de resultados” deve ser um documento formal no qual você e o cliente formalizam os resultados que são esperados ao final do projeto e quais os “entregáveis” que serão disponibilizados/entregues.

Cabendo a você consultor produzi-los e depois demonstrar ao cliente através de evidências, documentos e ferramentas que os resultados foram alcançados conforme acordado no início.

 

9 – Quais os tipos de consultoria empresarial mais comuns?

 

Quais os tipos de consultoria empresarial mais comuns?

 

Já comentamos acima alguns tipos de consultorias empresariais que podem existir atualmente e as possibilidades são quase que infinitas de assuntos e tipos de consultorias.

Falando de segmentos é só imaginarmos todos os segmentos que giram em torno da economia mundial.

São tão grandes as variáveis que seria impossível fazer uma lista “básica”, afinal todos os dias surgem profissões novas e novos segmentos da economia.

Por exemplo você já imaginou que haveria uma profissão de jogador de videogame?

E de operador de drone?

E quanto a YouTuber?

Acho que você já pegou o ponto.

Quando falamos em assuntos específicos, o céu também é o limite, mas poderia citar alguns assuntos que são os “mais comuns” de se encontrar no mercado, como por exemplo:

  • Consultoria administrativa;
  • Consultoria agronômica;
  • Consultoria alimentar;
  • Consultoria ambiental;
  • Consultoria automotiva;
  • Consultoria comercial;
  • Consultoria comportamental;
  • Consultoria contábil ou fiscal;
  • Consultoria de estética;
  • Consultoria de festas e eventos;
  • Consultoria de imagem;
  • Consultoria de investimentos;
  • Consultoria de marketing;
  • Consultoria de moda;
  • Consultoria de prevenção de acidentes de trabalho;
  • Consultoria de processos;
  • Consultoria de projetos;
  • Consultoria de recursos humanos;
  • Consultoria de segurança da informação;
  • Consultoria de TI;
  • Consultoria educacional;
  • Consultoria em e-commerce;
  • Consultoria esportiva;
  • Consultoria financeira;
  • Consultoria fitness;
  • Consultoria gastronômica;
  • Consultoria hoteleira;
  • Consultoria imobiliária;
  • Consultoria industrial;
  • Consultoria jurídica ou legislativa;
  • Consultoria linguística;
  • Consultoria logística;
  • Consultoria nutricional;
  • Consultoria odontológica;
  • Consultoria pedagógica;
  • Consultoria tributária;
  • Entre outros.

Poderíamos ficar o dia todo aqui listando inúmeros tipos de áreas de atuação que uma consultoria empresarial poderia prestar serviços.

Por isso que é muito provável que você tenha um conhecimento e expertise que empresas queiram aportar nos seus negócios.

 

10 – É possível ser consultor ou ter uma empresa de consultoria hoje em dia?

 

É possível ser consultor ou ter uma empresa de consultoria hoje em dia?

 

Acho que essa última questão já foi tranquilamente respondida nas nove questões anteriores.

Mas tem mais alguns aspectos que eu gostaria de pontuar para você.

Sabemos que as mudanças no mercado de trabalho estão acontecendo cada vez mais rápido.

As empresas estão buscando profissionais mais jovens e menos custosos.

Por outro lado, as pessoas vivem cada vez mais e com uma capacidade produtiva muito maior do que há algumas décadas.

Portanto, a velocidade dos mais jovens  nem sempre compensa a experiência dos mais experientes.

Algo que nem sempre as empresas enxergam na hora de pensar em uma contratação.

Para resolver esse impasse as soluções podem ser:

  • 1) Montar um negócio próprio ou uma franquia – a questão aqui é que muitas vezes para fazer isso é necessário um capital para investimento, que muitas vezes as pessoas simplesmente não tem ou não querem arriscar em um negócio novo.
  • 2) Seguir no mundo acadêmico – a questão relacionada ao mundo acadêmico é que nem todas as pessoas tem a preparação e formação para seguir neste caminho, o mundo acadêmico, cada vez mais exige que sues profissionais tenham mestrados e doutorados para que estejam aptos a seguir nesta direção.
  • 3) Consultoria – o grande atrativo desta alternativa é que o investimento de capital para se montar uma empresa de consultoria é baixíssimo ou até mesmo nenhum. Como comentei, hoje em dia com um computador e um telefone celular você já tem as ferramentas básicas para ser um consultor. Escritório, salas de reunião ou outros pontos de apoio não se fazem necessários, e quando eles forem necessários, existem opções gratuitas ou de locação por hora para o desenvolvimento de trabalhos pontuais e específicos.

Espero que com essas dez perguntas básicas você possa ter mais argumentos para decidir qual o caminho que você quer para a sua vida profissional.

Conte com o Clube da Consultoria para te ajudar nesse processo, se essa for a sua decisão.

Nós existimos para compartilhar conhecimento e experiências com o objetivo de facilitar sua vida na construção do seu negócio próprio no segmento de consultoria.

Afinal de contas, todos devem e merecem permanecer ativos e temos que encontrar alternativas para nos mantermos produtivos independentemente da “vontade” das empresas, buscando a nossa longevidade profissional.

Temos que tomar as rédeas das nossas carreiras e vidas, deixando de terceirizar as decisões sobre nosso futuro para as empresas que contratam profissionais.

Isso tudo fez sentido pra você?

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